top of page
CIDADE.png

Túnel do Tempo

Conheça a história de Danilo barreto e de sua vice, a Professora Maria Adriana.

LOGOLARANJA.png

A história de um jovem sanjoanense que tem ousado estudar pra mudar a história da sua cidade. 

17.png

Danilo Barreto

Danilo Barreto nasceu e cresceu na sede de São João da Barra, no bairro Água Santa. Foi brincando nas ruas e nos sítios do bairro que se iniciou sua trajetória. Quando pequeno frequentava a 1º Igreja Presbiteriana da cidade, onde sua mãe é membro-fundadora. A família da sua mãe, a inspetora de alunos Amélia Barreto, veio da Ilha de Convivência, é a conhecida família Barreto Pedra Meireles. Já a do seu pai, o Pedreiro Carlinhos, é a família dos Gaiatos. Seu único irmão, Ítalo Barreto, formou-se com muita luta dos seus pais em Engenharia Elétrica.

 

Nos últimos anos tem se dedicado e organizado diversas ações de projetos sociais de São João da Barra em vários distritos. Fez diversas vaquinhas para ajudar sanjoanenses e até para reformar, com voluntários, em apenas um dia, o palco de muitas dessas ações, o salão de festas do Santuário de Nossa Senhora da Penha.

É cria do Ciep Gladys Teixeira e do DOFEC, possui técnico em administração, graduação em administração pública, é mestre e faz doutorado em Políticas Sociais pela UENF. Além de ter ganhado prêmios e apresentado trabalhos em todo o Brasil, formou-se na maior escola de política do nosso país em São Paulo, o RenovaBR.

 

Trabalhou por duas legislaturas como Assessor Político na Câmara de Campos dos Goytacazes. Como Professor, atuou principalmente no curso de Administração Pública da UENF, sendo responsável, em 2018, pela disciplina preparatória para o ENADE, que colocou o curso, dentre mais de sessenta, como o 6º melhor do Brasil. Em 2021, foi convidado a integrar a equipe da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, em Santa Catarina, como Diretor de Eficiência Governamental, onde escreveu o Plano de Desenvolvimento da cidade e atuava em projetos de todas as áreas da Prefeitura.

 

Durante os últimos anos, mesmo sem mandato, sem ter familiar na política e sem partido bancando, foi voz de muitos sanjoanenses. Seu trabalho foi desde ouvir a população e propor alterações em leis até fiscalizar como o nosso dinheiro tem sido utilizado. Cobrou melhorias e fez denúncias em diversas áreas como transporte público, falta de leite e de remédios, fez cobranças pela educação, por obras em praças de todo o município e pela tão aguardada reforma do Ginásio de Esportes.

 

Agora está se colocando à disposição da cidade para transformar a indignação em ação, comprometendo-se a ser um prefeito, sobretudo, com olhar atento e com sensibilidade política para escutar, respeitar e realizar os anseios da população.

Professora Maria Adriana

Maria Adriana da Silva Abreu é nascida em uma família humilde e respeitada de Atafona, os Pomadas. Maria Adriana é casada, mãe dedicada de três filhos e avó orgulhosa de um neto. Sua trajetória de vida e carreira é marcada por um profundo compromisso com a educação e o desenvolvimento comunitário.

 

Desde cedo, Maria Adriana demonstrou um forte desejo de aprender e contribuir para a sociedade. Iniciou seus estudos no C.E. Dr. Newton Alves, onde foi inspirada por sua primeira professora, Luzia Cravo. Formou-se em Educação Física e fez pós-graduação em Educação Física Escolar e Gestão Escolar Pública.

 

Sua carreira educacional começou em 1994, quando foi aprovada no concurso da Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro. Lecionou em diversas escolas, 

18.png

incluindo o CIEP-470 Celso Martins Cordeiro, de São Francisco do Itabapoana. Com o tempo, Maria Adriana assumiu papéis de liderança, incluindo a gestão do C.E. Ruy Barbosa (DEGASE), do Ciep-265 Professora Gladys Teixeira e do C.E. Dr. Newton Alves, promovendo melhorias significativas nessas instituições e elevando os índices educacionais. Em 2019, o IDEB do C.E. Dr. Newton Alves superou a média estadual e foi destaque na região.

 

Atualmente, Maria Adriana também atua como Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar (AAGE), coordenando estratégias pedagógicas e administrativas dos seis Colégios Estaduais de São João da Barra e de um de São Francisco do Itabapoana. Além disso, é empresária e dona de um Restaurante situado em Grussaí.

 

Sua vasta experiência e dedicação à educação somadas a sua veia empreendedora nos mostram que ela pode contribuir muito com o projeto, trazendo sua visão e competência para a administração pública de São João da Barra.

bottom of page